A Associação Koblenz Brasil – KoBra por meio do projeto KoBra Recicla Rondonópolis vem aprendendo um pouco mais a cada dia, sobre o imenso problema do lixo. No decorrer do mês de maio a entidade tem intensificado o trabalho de conscientização em todos os centros juvenis KoBra. Desta forma, as crianças, adolescentes e jovens que então este ano no projeto conhecem o programa e os assistidos dos anos anteriores também não se esquecem e continuam reciclando, reutilizando e ensinando para outras pessoas o que já aprenderam. A Associação sabe que o trabalho com educação é um trabalho de formiguinha e que o processo é demorado, porém a instituição continua na luta e já consegue perceber grandes resultados.
A Professora Ana Paula Beer, voluntária da Associação, implantou o projeto KoBra Recicla Rondonópolis no ano de 2011 e desde então tem ajudado a entidade no intuito de propagar o nome da Associação KoBra, assim como das ações desenvolvidas pela mesma. A voluntária Ana Paula Beer está ajudando também e de forma grandiosa a equipe de separadores do Jardim das Flores, tendo em vista, que o este trabalho com a reciclagem cresceu bastante e ultrapassou os muros da instituição.
Assim, desde outubro de 2011, dentro do Projeto Kobra Recicla Rondonópolis a Associação KoBra ficou com a responsabilidade da parte educativa, isto é, com conscientização e motivação para a postura de separação dos resíduos domésticos.
As palestras continuam sendo feitas não só para os atendidos dos centros juvenis (crianças e adolescentes) e suas famílias, mas também, para as empresas, escolas, instituições da sociedade em geral que desejem participar do projeto.
A equipe de separadores do Jardim das Flores continua recebendo a doação dos resíduos seja de empresas parceiras, seja da Associação KoBra, ou outros que queiram voluntariamente doar seus resíduos.No bairro Jardim das Flores, em um prédio cedido pela diocese de Rondonópolis (ao lado da igreja católica) a equipe de separadores após o trabalho de separação, vendem os resíduos para as indústrias de reciclagem. Os recursos financeiros provenientes destas vendas estão sendo divididos entre eles (em torno de 8 pessoas trabalhando) que estão procurando se fortalecer para a formação de uma associação ou de uma cooperativa conforme prioriza a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Graças à colaboração de empresas parceiras, mantenedores alemães representados na pessoa do Dr. José Muertz e sua esposa Doris Muertz, sociedade civil e voluntários a Associação continua proporcionando maior visibilidade social, econômica e política através de oficinas de canto, flauta doce, teclado, violão, bateria, piano, valorização da auto estima por meio de apresentações musicais, capoeira, futebol, inclusão digital e computação avançada, além de acompanhamento escolar e familiar.
Diante dessas realizações a Associação Koblenz Brasil – KoBra, vem respeitosamente agradecer a ajuda de todos os que colaboram com o projeto KoBra Recicla Rondonópolis possibilitando a construção de uma consciência de separação e reciclagem do lixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário